quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Contra Preconceito (HIV)

Antes de ler esse post responda a pergunta "VOCÊ NAMORARIA UMA PESSOA COM HIV?" depois responda a mesma pergunta, quando terminar de ler...
O post esta grandinho, mas peço que leiam porque vale muuuito a pena

Pessoas se afastam das outras por puro preconceito, e esse preconceito que me refiro, não é Tao comum como o preconceito de homosexuais, negros, brancos, gordos, magros... mas é Tao grave quanto.
Por falta de informação, pessoas que antes eram amigas se afastam de quem é Soro Positivo. Será NOJO da pessoa? Será MEDO de tomar agua no copo da casa de um aidetico e achar que assim vai contrair a doença? esse post é um apelo informativo para essas pessoas , para não terem mais esse tipo de preconceito...

Receber a noticia de um teste de HIV positivo, pode ser pra alguns o fim do mundo, levando a depressão ou ate mesmo ao suicídio, e mesmo assim essas pessoas sofrem preconceito, mas ultimamente essa campanha tem ganhado muitos "Soldados" pra banir esse problema da sociedade. De uma certa forma acabei virando um desses soldados, e depois de MUUUUITAS pesquisas vou tirar algumas Dúvidas que geralmente rola por aeee...


Duvidas Frequentes:
Doar sangue, amamentar, fazer sexo sem proteção e compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas são atitudes de alto risco para a transmissão do HIV. Mas ações cotidianas como beber no mesmo copo, usar o mesmo banheiro, beijar, abraçar, entre outras, não oferecem o menor perigo.

Beijo na boca passa AIDS?
O beijo nunca foi estabelecido como forma de infecção pelo HIV. O que pode preocupar são sangramentos que a pessoa soro positiva por ventura tiver na gengiva. Feridas secas não conseguem transmitir o vírus.


E a saliva?
A quantidade de HIV na saliva é muito pequena e, além disso, nela existem várias enzimas que protegem a boca de uma possível contaminação. Só há perigo de contaminação pelo HIV caso as duas pessoas tenham péssima higiene oral e sangramentos constantes na boca.
Uma pessoa que tem cuidados básicos com sua boca e costuma ir ao dentista não tem como transmitir o HIV através do beijo.


Qual o risco de se contaminar no vaso sanitário?
Essa preocupação não deve existir. É muito mais fácil se contaminar por várias outras doenças em banheiro sujo do que pelo vírus da aids.


Qual o risco no Dentista? E na acupuntura?
Todos os procedimentos de esterilização normalmente feitos num consultório dentário ou em um médico acupunturista são suficientes para eliminar o HIV.

Qual o perigo de se praticar sexo oral com uma pessoa contaminada pelo HIV?
No sexo oral, a pessoa ativa não transmite o HIV porque não é possível transmiti-lo através da saliva. ja quem recebe, corre serios riscos de contrair...

O sangue contaminado pelo HIV entra em contato com outra pessoa. Qual o perigo nesse caso?
É muito pouco provável que aconteça o contagio em uma situação como essa. Se a pele da pessoa que não é soro positiva estiver íntegra, ela funciona como uma barreira eficaz contra o HIV. Mas entrar em contato com o sangue de outra pessoa nunca é bom, soro positiva ou não. A possibilidade de contrair outras doenças como hepatite, por exemplo, é muito maior. Existem diversos tipos de microrganismos presentes na corrente sanguínea que são transmissíveis pelo sangue.



Quanto maior a carga viral no sangue, ,maior o risco de se transmitir o HIV?
Sim. Quem tem mais vírus pode transmiti-lo com mais facilidade. Isso não quer dizer que quem tem carga viral baixa ou indetectável não transmite o HIV, quer dizer que a probabilidade é menor.


Como Prevenir?

  • Reduzir ao máximo o número de parceiros sexuais. Quanto maior o número, maior a possibilidade de pegar AIDS.
  • A igreja recomenda a castidade antes e a fidelidade no casamento como única prevenção. Se não concordar com as exigências da moral cristã e tiver um ou mais parceiros sexuais, é mal menor usar camisinhas.
  • NÃO USAR DROGAS, Em caso de uso, usar seringas descartáveis
  • Quando receber transfusão de sangue certificar-se de que o sangue tenha sido previamente testado para detectar o vírus da AIDS.
Onde não se pega AIDS

  • Na piscina
  • No ônibus
  • No beijo social
  • Em visitas aos hospitais
  • Nos talheres
  • No sanitário
  • Na convivência social
  • Na picada de inseto
  • No assento
  • Na escola
Site da Campanha
#1MILHAOSEMPRECONCEITO
la você vai conhecer melhor sobre a campanha.
Pesso POR FAVOR REPASSEM a mensagem, não para divulgar o blog, mas sim para acabar com esse preconceito ridículo entre a sociedade em pleno século XXI. quem tiver blog repassem também, o importante é concientizar =D



Essa post foi desenvolvido por Mateus Perillo com o meu acompanhamento nas pesquisas, pra quem quiser seguir o twitter é @Mateusperillo espero que tenham gostado...

5 comentários:

  1. nossa. nao tenho nem oque dizer, esse é um tipo de preconceito que nao deveria existir, mas infelizmente a realidade é outra.
    Parabens Fabrizzo e Mateus, excelente trabalho

    ResponderExcluir
  2. infelizmente ne gabriel....
    MUITO OBRIGDo PELA VISITA =D

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim, pq não só se prevenir, esse é um tipo de preconceito mediocre pois muitos ficam com soros positivos e nem sabem, então o fato de saber que é muda alguma coisa?

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes nem e a doença que mata mais sim o preconceito! Vamos lutar pra acaba com isso!!

    ResponderExcluir
  5. Concerteza tem pessoas que muito precoceito a pessoas presisa se enforma mais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...